terça-feira, 8 de julho de 2008

Lutero e a Liberdade de Pensamento 1

A Reforma Potestante teve um papel importantíssimo na História. Qualquer pessoa poder questionar as “verdades” que aparecem na Bíblia, principalmente, possibilitou que a Humanidade desse um salto gigantesco, especialmente nas Ciências. Não custa lembrar que, pelo fato de dizer que a Terra girava em torno do Sol, Galileu quase foi condenado à fogueira. Afinal, está escrito na Bíblia que Josué parou o Sol, do que se deduz que o Astro-Rei gira em torno de nosso planeta. E algumas seitas defendem que isso foi obra da Igreja Católica!

Todavia, não custa ver que isso é simplesmente idéia de quem defende a Bíblia em seus fundamentos, não da Igreja Católica, cujo pensamento evoluiu e já aceita as conquistas da Ciência como fato, e tenta adaptar a Bíblia a estes fatos incontestáveis, e não o contrário. Ou seja, o responsável por aquelas perseguições e matanças, das quais a própria Bíblia está recheada, é o próprio homem, não determinada facção ou seita. No entanto, vemos ainda nos dias de hoje pessoas que querem que a Ciência se adapte a este livro, importante sim, mas longe de ser A palavra de Deus. Uma delas, sim. Muito do que está escrito ali nada tem a ver com o Deus Pai pregado por Jesus. E a Ciência prova a cada dia que a Bíblia erra, e erra muito!

Quem concebe hoje que o Sol gira em torno do Sol? Ou que toda a Humanidade derivou apenas de um casal? Ou que todas as espécies de animais sobre a Terra couberam em uma arca de 300 metros de comprimento? E não existe espaço de tempo que contemple todos estes acontecimentos. Dizem que os dias de Deus equivalem a mil anos (está escrito em algum lugar isso), o que explicaria a existência dos dinossauros e todos aqueles animais que habitaram a Terra. Todavia, se se aplicasse este argumento, ainda assim teríamos uma Terra com 14 mil anos! Onde se encaixam todas as idades da Terra neste tempo? Pois bem, os fundamentalistas cristãos, que defendem a inerrância da Bíblia querem me fazer crer que aquilo e isto tudo realmente aconteceram!

A Reforma veio para quebrar todas as formas de tirania às idéias dos homens. Lutero disse que cada pessoa poderia ler os Evangelhos e a própria Bíblia e, ao pedir a ajuda do Espírito Santo, este o auxiliaria na interpretação dos textos sagrados. E após todos estes séculos, desde que Lutero nos deu a possibilidade de dispensarmos qualquer intermediário (entenda-se por padre ou pastor) para nossa comunicação com a Inteligência Suprema (Deus, se quiserem), aqueles que se dizem os herdeiros do Reformador protestante é quem mais impõem amarras ao livre pensamento. É comum vermos alguns adeptos de seitas protestantes tentando impor a outros sua forma de pensar como sendo “a verdadeira” forma de interpretar a Bíblia. E se você diz que pediu a orientação do Espírito Santo e este o orientou de outra maneira, dizem que foi o Diabo que o tentou. E só se dão por satisfeitos se você abraça a sua forma de pensar. Chega a ser infantil tal idéia.

Nenhum comentário: