terça-feira, 29 de julho de 2008

Insubstituível

O termo foi empregado pelo Gustavo. Vendo pela TV a Seleção Brasileira de Vôlei sendo varrida de quadra pelos Estados Unidos, primeiro, e pela Rússia, depois, a pergunta que logo aparece é: por que? Como a melhor seleção de Võlei de todos os tempos de uma hora para outra perde o rumo? A resposta é uma só: Ricardinho.

Quando o Gustavo foi perguntado por um repórter sobre Ricardinho ele apenas disse que é insubstituível. E pelo que se viu em quadra não resta dúvidas que é mesmo. Enchem a bola do Giba, “o melhor do Mundo”, e no entanto me lembro que ele esteve contundido um tempo, junto com o próprio Gustavo, e a Seleção não perdeu praticamente nada em qualidade. E por que? Simplesmente porque o melhor do Mundo, Ricardinho, estava lá arredondando toda e qualquer bola para os atacantes baterem.

Li a entrevista do Giba na Playboy e lamentei intimamente o que ele disse ali. Certamente do alto de seu título de “melhor do Mundo”, falou uma porção de asneiras do, agora, ex-amigo. Acho que essa entrevista rompe qualquer possibilidade de ambos jogarem juntos novamente numa Seleção. O Giba foi de uma infelicidade enorme, falando do levantador como se fosse o culpado pelo seu corte da equipe durante o Pan. E será que foi?

Ninguém esclarece o que realmente ocorreu no episódio. A única versão que corre é a do próprio Ricardinho, mas as outras partes, Bernardinho e o time, não dão a sua. Apenas dizem que não foi nada daquilo. Se não foi, o que foi, então? Parece-me que, como em várias outras modalidades, algumas pessoas fazem de determinado cargo o seu gueto particular. Na Seleção de vôlei não parece ser diferente (eu disse parece). Parece que o Bernardo colhe os louros de uma glória que, parece, não ser totalmente dele. Assim, numa atitude que pareceu ser prepotente, cortou o melhor do Mundo, Ricardinho, da Seleção. E se ele for parecido comigo, e não duvido, ele não volta para a Seleção nunca mais. Afinal, existem pessoas que quando tomam determinadas decisões, levam até as últimas conseqüências. Eu sou uma dessas, Ricardinho parece ser também.

Tal como já deixei de torcer pela Seleção Brasileira de Futebol há tempos, uma vez que me parece os jogadores estarem muito mais preocupados em faturar alto com publicidade durante as Copas do que jogar, eu deixei de torcer pelo vôlei brasileiro a partir do caso Ricardinho. Afinal, não tem sentido você torcer por uma equipe com todos os sintomas de perdedora. A Seleção de Futebol já é faz tempo e a de Võlei entrou neste rol. A Liga Mundial é prova disso. Alguém espera alguma coisa para as Olimpíadas? Marcelinho não é Ricardinho. Muito menos Bruninho é Ricardinho.

A indignação do Ricardinho logo após o corte do Pan na única entrevista coletiva que deu parece mostrar que ele teria chamado o grupo para si, mas o grupo preferiu se omitir. Afinal existem contratos milionários com tudo quanto é tipo de empresa e com a Mídia. Ninguém queria ficar de fora dos holofotes. E o grupo se alinhou com o Bernardo Rezende. Ocorre que a situação envolvia variantes muito mais complexas. A Seleção não é nada sem o seu levantador. Naquele momento era entregar os anéis para não perder os dedos. Preferiram tentar manter os anéis e lá se foram os artelhos. Agora não tem volta. Volto a dizer: em minha opinião a Seleção não chega ao pódio nas Olimpíadas. O tempo é que vai dizer se tenho razão.


A propósito, disseram-me que não torcer para as Seleções é anti-patriótico. Todavia, esses seleções são seleções de pessoas: Parreira, Dunga, Bernardinho... não são seleções brasileiras, onde estão os melhores. Quanto a Ricardunho, eu entendo a posição dele. E parodiando a famosa propaganda de um cartão de crédito: uma medalha a mais na minha estante: 100 reais; mais um título na minha ficha entre tantos... vá lá, 1000 reais; ver aqueles que me abandonaram na chapada se estrumbicarem: não tem preço!...

4 comentários:

Anônimo disse...

Isso! Sem comentários. Escreveu tudo que eu penso, parabéns.
Só não consigo ser igual a você em um ponto. Não consigo não torcer para a seleção de vôlei.
Claro, depois de tudo isso, parei de adorar os jogadores, parei de torcer para os jogadores, agora torço apenas para o Brasil, porque afinal é o meu pais e não consigo ficar sem ver vôlei masculino, adoro! (Não que não torcer seja anti-patriótico...)

Anônimo disse...

(... até porque torci para a seleção masculina perder a Liga Mundial desse ano, mas, como eu disse, gosto muito de vôlei e não consigo não ver e torcer...)


Enfim, em todo resto concordo plenamente.

Beijos

Pedro disse...

Como o choro é livre, aqui vai o meu. Esse post tá de lamentável prá baixo. Ricardinho é ótimo, teve seu tempo e já era. Com ele o Brasil ganhou várias competições e perdeu algumas (eu me lembro de pelo menos umas 4 tipo liga mundial, pan americano e etc). Giba foi e é ainda o melhor do mundo? Sim, e quem diz isso é todo o mundo do voley (menos o autor desse blog que por alguma razão acha que entende mais que todo mundo). A seleção é brasileira e escolhida por Bernadinho, porque ele foi convocado para ser o técnico e é ele quem decide quem joga ou não. Se o autor do blog não concorda pode chorar como faz aqui ou ir a luta: estudar durante alguns anos, jogar se poissível, e se destacar. Por enquanto é só mais um dos palpiteiros e isso, infelizmente, tem em todo lugar. Detalhe, moderar blog significa que tá com medo do que vem....que vergonha

Anônimo disse...

É tão contraditório e tão patético que me deu vontade de rir. Se você acha que uma Seleção é feita por um jogador: engana-se. Uma Seleção é feita por um GRUPO. Se um time é feito só pelo levantador, me diga por que o Ricardo não ganhou o Campeonato Italiano? E se a Seleção afundou de vez desde que o Ricardo saiu, por que não disse isso antes da derrota? Precisa vê-los perder é... Impressionante como a "mídia" pode ser injusta.

Se você é capaz de criticar o Giba por ele ser o 'melhor do Mundo', seja melhor que ele. Mas ah, ninguém é melhor do que ninguém né e muito menos você joga mais vôlei do que ele... O Ricardo é sim um grande levantador, o melhor do mundo. Mas tudo passa: o Giba também vai passar um dia. Mas o nome dele ficará sempre limpo na história do vôlei. O do Ricardo também nunca será esquecido, com certeza, mas "apenas" como de um jogador... O Ricardo pode sair dizendo que os meninos o traíram e etc., mas o Giba não pode falar com as palavras que ele bem entender, e olha que o Giba nem o xingou! O Giba é humano. Erra, acerta, aprende, se supera, e ah, detalhe básico: É o melhor do mundo.

Pode até ser que a Seleção perca em Pequim, mas tenho certeza de que será culpa de TODA a Seleção, e não apenas dos levatadores. E só pra finalizar: Graças a Deus o Bruno e o Marcelo não são iguais a ninguém, são únicos. Melhor assim.

Não estou dizendo pelo caráter e nem me referindo unicamente ao Ricardo, não tenho esse direito, não tenho o direito de julgá-lo como todos por aí aindam fazendo com ele e com a Seleção...

E se o Ricardo está bem e feliz com a família dele, pra que ficar mexendo na história né? Deixa pra lá! São sempre as(os) fãs dele que vem tocar no assunto. E óbvio, terão resposta. Porque basta falar um 'ai' do Ricardo que lá vem elas falar e falar...

Se você não quiser aprovar o comentário, ok. Só ficará provado que vocês estão fechados a ver coisas que estão bem a sua frente e mais, ficará provado que vocês não admitem opinião de ninguém, só as dos "grupo de vocês"...