terça-feira, 15 de julho de 2008

O Híbrido e a Timemania

Continuo a discussão a respeito do torcedor híbrido. Vou até o site da Caixa Econômica, seção de Loterias e vejo a Timemania. A loteria criada para ajudar os times a manterem suas folhas de pagamento. Louvável a iniciativa do Governo de criar este mecanismo para auxiliar os times. Procuro a ranking dos times em arrecadação e... nenhuma surpresa: Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo... todos os chamados grandes nas primeiras colocações. Levando-se em conta que cada aposta representa 44 centavos de real para cada clube, é só calcular o quanto cada time leva a cada semana.

Como eu disse, Flamengo em primeiro lugar com mais de 100 mil apostas pelo Brasil. Certamente, não custa imaginar que muitos simplórios pelo Brasil afora marcaram como time de coração o time carioca. Um pouco menos, o Corinthians, outros tantos o Palmeiras, outros o São Paulo, e aí por diante. E a Timemania que deveria financiar os times locais coloca o dinheiro nas mãos de times de fora.

Imaginemos um torcedor do Rio Grande do Norte (poderia ser qualquer outro Estado): o sujeito faz uma aposta e marca o Fluminense como time do coração. Deduzidos os custos de manutenção, os valores dos prêmios, etc., 44 centavos daqueles 2 reais apostados vão para... o Rio de Janeiro! E não vão voltar, a não ser que haja um ganhador no Rio Grande do Norte (ou daquele onde a aposta foi feita). O dinheiro que deveria ajudar o ABC ou o América, que poderia ajudar até a economia local, vai engordar a Economia... do Rio de Janeiro! O mesmo acontece quando se marca um Flamengo, um Vasco ou um Botafogo. Já se o idiota marca um São Paulo, ou Corinthians, ou Santos, ou Palmeiras, o dinheiro vai impulsionar a Economia... de São Paulo!

Acho que tenho toda a razão para chamar o indivíduo de pateta! Afinal, patetas não pensam! Se pensassem, já teriam chegado a estas conclusões desde meus textos passados. Eu sou obrigado a reconhecer que todos estes adjetivos que usei naqueles textos, um dia, já se aplicaram a mim: néscio, pacóvio, ridículo, pateta, idiota, estúpido, babaca, bronco, palerma, parvo, imbecil, simplório, párvulo birrento, burro. Só que deixei de ser híbrido pouco depois dos 20 anos de idade. Faz muito tempo. Meu mérito foi ter chegado a estas conclusões sozinho. No entanto, aposto que vai ter muito híbrido vociferando contra mim, como se fosse minha a culpa de ele não pensar sozinho, de ter alguém plantando idéias em sua cabeça e depois dizendo: “Não dê ouvidos. Você pensa sozinho. Essa idéia é sua. É bom torcer para o timaço de fora.” Mas agora não existe desculpa. Existe esse texto aqui chamando cada um para pensar por si só. Volto a perguntar: que benefício traz para sua terra torcer para um time de fora? Que benefício traz para sua terra apostar na Timemania num time que está a centenas de quilômetros? Afinal, como eu disse, esse dinheiro vai ficar por lá. E o time de casa, que deveria contar com este reforço financeiro para se tornar forte, fica pequeno. E depois o híbrido vai cobrar da diretoria do time da casa um elenco melhor. É mesmo um paspalho!

Eu aposto na Timemania. Apostei em todos os concursos até agora. E os 44 centavos da minha aposta vão sempre para o Vila. Acho que faço bem a minha parte. Se outros não o fazem, eu conclamo pelo menos aqueles híbridos do Vila Nova (que lamentável!) a fazerem o mesmo, e não apostarem num time de fora. Afinal, ainda me lembro como se fosse hoje eu pisando no Serra Dourada pela primeira vez e me apaixonando à primeira vista por aquela camisa vermelha, por aquele time empurrado por uma torcida fanática, e que deveria torcer só para o Tigre. Isso foi em 1975. Acho que não preciso dizer mais nada...

Nenhum comentário: